Negociações dos ETFs bitcoin spot começam e especialistas avaliam impactos no mercado.

As negociações dos 11 ETFs de bitcoin spot aprovados pela Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos (EUA) começaram nesta quinta-feira (11) às 12h no horário de Brasília, menos de 24 horas depois de liberados pelo regulador. Por volta das 15h00, o volume era de US$ 3,3 bilhões, sendo cerca de 45%, ou seja, US$ 1,58 bilhão, no fundo da Grayscale (GBTC), que foi convertido de um trust para ETF.

Alexandre Vasarhelyi – co-fundador e CIO da gestora de fundos BLP Crypto – A chegada dos ETFs bitcoin spot nos EUA é ótimo para os fundos ativos, pois é uma maré que levanta todos os barcos. Com a chegada dos investidores institucionais, o mercado tende a se desenvolver e profissionalizar. Além disso, os novos clientes tendem a diminuir a volatilidade do mercado. A grande dúvida é o tamanho da demanda no médio prazo.

Na minha leitura do cenário, os ETFs são uma etapa para a visão do Satoshi Nakamoto (criador do bitcoin), pois vai introduzir os ideais do bitcoin para um público muito mais amplo. Hoje não existem nem 1 milhão de carteiras de bitcoin. Este número precisa ser de 5 bilhões para a visão estar cumprida.

 

Por Claudia Mancini 11/01/24

Clique aqui para conferir matéria na íntegra, com participação de Alexandre Vasarhelyi, sócio fundador da BLP Crypto.

Inscreva-se para receber nossos relatórios